sábado, 21 de abril de 2012

Tipos de Café


Hoje vamos falar sobre os vários tipos de combinações de café. Suas variações podem mudar de uma cultura para a outra, mas sem dúvida é bastante apreciada em todas. É claro que o casamento eterno entre o café e o leite são os mais conhecidos no mundo inteiro, mas a lista resultante desta união pode ser longa e muito familiar. Vamos aprender sobre a diferença entre eles?? Bora lá..

- Café Com Leite: extrair um espresso com leite vaporizado.

- Cappuccino Italiano: extrair um espresso e polvilhar cacau em pó somente até cobrir toda a superfície do café. Vaporizar o leite e coloca-lo na xícara.
- Cappuccino Tradicional: colocar a medida de cappuccino solúvel e vaporizar junto com o leite. Ao final cobrir toda a superfície com a espuma que deve ser densa e cremosa, ou chantilly.
- Pingado: um copo americano de leite vaporizado e uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um “pingo” de café.
- Espresso Com Leite: extrair um espresso, vaporizar o leite e uma fina camada de espuma.
- Macchiato: geralmente é servido na mesma xícara de um espresso e consiste num espresso “manchado” com a espuma do leite. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a espuma do leite suaviza um pouco o sabor intenso do espresso.

- Café Com Chantilly: muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização do leite fresco, apenas pasteurizado, a maioria das cafeterias substitui por chantilly. Compreende por uma dose de espresso coberto com chantilly.

- Espresso: um espresso de 25 a 35 ml. Ele é mais encorpado, pois o contato com a água durante sua extração é rápido e por isso, seus óleos essenciais estão mais presentes.

- Espresso Carioca: apresenta 25 a 35 ml de espresso, mas é diluído em 20 ml de água quente.

- Espresso Duplo: duas dosagens de pó e extrair 100ml.

- Mocha: leite vaporizado, chocolate em calda e colocar um espresso em cima.


- Afogatto: uma bola de sorvete e extrair um espresso em cima.

Os nomes variam e a gente acaba se perdendo, mas saber um pouco desses tipo de café fazem com que o desejo de saborear um espresso com um toque diferente (mesmo que seja com leite) seja aguçado. Não deixe de conhecer a nossa Carta de Cafés, aproveite esse tempinho chuvoso em Londrina e venha experimentar as delícias que você só encontra aqui na Pequena Londres Cafeteria.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lendas do Café

Toda a história tem seus mistérios e suas lendas, a do café não seria diferente. Afinal, o café dá a energia para começar bem o dia, aquece as manhãs junto à família, anima os amigos reunidos no mundo todo, todos os dias. Não há evidências da real descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem. Vamos falar um pouquinho dessas lendas?!

Café Forte: dizem que o café foi criado pelo arcanjo Gabriel, que quis oferecer ao profeta Maomé uma bebida que o revigorasse. Parece que o efeito foi bom mesmo: Maomé bebeu o café e tornou-se capaz de derrubar quarenta cavaleiros e conquistar quarenta mulheres. A lenda só não diz quanto o profeta teve que beber para conseguir a tal façanha..rsrs

Café Santo: quando o café chegou à Itália, no século XVII, foi boicotado por alguns cristãos fanáticos, que achavam que o produto era uma "invenção de Satanás". Só que, quando o Papa experimentou, gostou tanto que resolveu abençoar o café para vencer Satanás e tornar o café a bebida cristã.

Café com Música: na Alemanha, o café era servido com música. O casamento das duas paixões alemãs é a "Cantata ao Café", composta por Johann Sebastian Bach para ser tocada nos estabelecimentos onde a bebida era servida as Kaffehaus.

Café Misterioso: os turcos conheciam bem o café e foram um dos povos a levá-lo à Europa. Ocuparam Viena, mas tiveram que abandonar a cidade quando chegaram às tropas libertadoras. Foi o maior alvoroço e, na pressa, deixaram várias sacas de um produto misterioso. O que seria? Um homem que já havia vivido no Oriente reconheceu ali o café e aproveitou para vendê-lo, com açúcar e chantilly. Este é o famoso Café Vienense.


Café Brasileiro: o café chegou ao Brasil no século XVIII, envolto em lendas e romance. A fruta, que já era plantada na Guiana Francesa, estava proibida aos portugueses. O sargento-mór Francisco de Melo Palheta foi designado para trazê-la e, conta-se, só teria conseguido porque a esposa do governador da Guiana, apaixonada por Palheta, o teria presenteado com sementes do "ouro negro". Não se pode ter certeza sobre a paixão da primeira-dama, mas seu papel foi fundamental no contrabando das sementes proibidas.

Café Brasileiro II: o café foi o produto que veio a substituir a exploração do ouro e da cana-de-açúcar na era pós-colonial, acompanhando assim o desenrolar da economia da época. Espalhou-se pela Região Sudeste, em que o clima era bastante propício, e por conta disto surgiram e se desenvolveram importantes cidades. Junto com o desenvolvimento, porém, trouxe o desmatamento. Nossa Mata Atlântica foi dizimada. A Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, é a maior floresta urbana do mundo, mas não sobraria muita coisa para contar a história se não fosse pelo processo de reflorestamento, que recuperou a mata devastada pelas plantações.

 E aí, gostaram?? Para experimentar essa “lenda” venha conferir a nossa Carta de Cafés e saborear o que há de mais gostoso nessas bebidas e reviver algumas histórias. Você encontra na Pequena Londres Cafeteria na praça de alimentação Armazém da Moda.






sábado, 14 de abril de 2012

Dia Internacional do Café!!!








Hoje dia 14 de Abril, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional do Café.  O café que trouxe tantas riquezas e desenvolvimento para o nosso país, determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas, comportamentos e hoje faz parte da nossa cultura.  Quem nunca recebeu uma visita em casa e “correu” para fazer um café fresquinho?! Ou então, após o almoço pediu aquele café “passado na hora”?! Ele pode ser conhecido como pingado, média, carioca, curto, espresso, cappuccino, .. seja qual for o nome,  o sabor é  único e faz a bebida (ou a combinação dela) ser tão apreciada quanto consumida no nosso país. A história do café já contamos em um post anterior, mas “refrescando” a memória, no Brasil o café chegou em 1727 pelo sargento mor Francisco de Mello Palheta e hoje o país é o maior produtor e exportador . Nada mal para uma bebida tão apreciada né?! Venha comemorar saboreando um dos nossos cafés na Pequena Londres Cafeteria.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mês de Aniversário - Menta Café - LANÇAMENTO!!!!!


O nosso post de hoje é muito especial. Primeiro, porque o mês de Abril é aniversário da cafeteria e segundo porque temos o lançamento de um café super refrescante. Vamos falar um pouquinho de como surgiu à cafeteria Pequena Londres? O prazer de tomar um bom café sempre fez parte da nossa família e o que nós mais queríamos era colocar em prática tudo aquilo que a gente aprendeu e vivenciou com nossos avós e nossos pais. Não basta gostar de café você tem que aprecia-lo e o ambiente também faz toda a diferença. Foi pensando nisso que a Pequena Londres inaugurou há 2 anos,  na praça de alimentação externa do shopping Armazém da Moda sua Cafeteria. Um ambiente ao ar livre onde você pode ler um bom livro, talvez um jornal, assistir a tv, escutar uma musica e ao fundo ver as crianças no parquinho - um charme. Mas, pra quem gosta de um ambiente agitado e ver a mulherada fazendo compras há 1 ano temos a opção da Cafeteria dentro do shopping. E para os homens, amigos, maridos, namorados de plantão temos chopp também, mas isso é assunto para outra pauta. A logomarca como já postamos aqui, foi criada em homenagem a Londrina, toda sua história e cultura. Para brindar tantas comemorações, depois de algumas viagens e testes, lançamos o Menta Café!! Quem não gosta daquele chocolate com menta?? Eu acho uma das combinações de sabores mais felizes do mundo, juntando o café então, ficou simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O. Pra começar bem o dia de trabalho, bater um papo com os amigos, uma pausa para descansar e até mesmo renovar as idéias, taí uma sugestão saborosa para acompanhar momentos tão gostosos com aquele café irresistível. Afinal de contas, toda hora é hora de um café e não basta ser apenas um “cafezinho”.  Não deixe de conferir e saborear essa novidade da Pequena Londres Cafeteria.