Toda a história tem seus mistérios e suas lendas, a do café não seria diferente. Afinal, o café dá a energia para começar bem o dia, aquece as manhãs junto à família, anima os amigos reunidos no mundo todo, todos os dias. Não há evidências da real descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem. Vamos falar um pouquinho dessas lendas?!
Café Forte: dizem que o café foi criado pelo arcanjo Gabriel, que quis oferecer ao profeta Maomé uma bebida que o revigorasse. Parece que o efeito foi bom mesmo: Maomé bebeu o café e tornou-se capaz de derrubar quarenta cavaleiros e conquistar quarenta mulheres. A lenda só não diz quanto o profeta teve que beber para conseguir a tal façanha..rsrs
Café Santo: quando o café chegou à Itália, no século XVII, foi boicotado por alguns cristãos fanáticos, que achavam que o produto era uma "invenção de Satanás". Só que, quando o Papa experimentou, gostou tanto que resolveu abençoar o café para vencer Satanás e tornar o café a bebida cristã.
Café com Música: na Alemanha, o café era servido com música. O casamento das duas paixões alemãs é a "Cantata ao Café", composta por Johann Sebastian Bach para ser tocada nos estabelecimentos onde a bebida era servida as Kaffehaus.
Café Misterioso: os turcos conheciam bem o café e foram um dos povos a levá-lo à Europa. Ocuparam Viena, mas tiveram que abandonar a cidade quando chegaram às tropas libertadoras. Foi o maior alvoroço e, na pressa, deixaram várias sacas de um produto misterioso. O que seria? Um homem que já havia vivido no Oriente reconheceu ali o café e aproveitou para vendê-lo, com açúcar e chantilly. Este é o famoso Café Vienense.
Café Brasileiro: o café chegou ao Brasil no século XVIII, envolto em lendas e romance. A fruta, que já era plantada na Guiana Francesa, estava proibida aos portugueses. O sargento-mór Francisco de Melo Palheta foi designado para trazê-la e, conta-se, só teria conseguido porque a esposa do governador da Guiana, apaixonada por Palheta, o teria presenteado com sementes do "ouro negro". Não se pode ter certeza sobre a paixão da primeira-dama, mas seu papel foi fundamental no contrabando das sementes proibidas.
Café Brasileiro II: o café foi o produto que veio a substituir a exploração do ouro e da cana-de-açúcar na era pós-colonial, acompanhando assim o desenrolar da economia da época. Espalhou-se pela Região Sudeste, em que o clima era bastante propício, e por conta disto surgiram e se desenvolveram importantes cidades. Junto com o desenvolvimento, porém, trouxe o desmatamento. Nossa Mata Atlântica foi dizimada. A Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, é a maior floresta urbana do mundo, mas não sobraria muita coisa para contar a história se não fosse pelo processo de reflorestamento, que recuperou a mata devastada pelas plantações.
E aí, gostaram?? Para experimentar essa “lenda” venha conferir a nossa Carta de Cafés e saborear o que há de mais gostoso nessas bebidas e reviver algumas histórias. Você encontra na Pequena Londres Cafeteria na praça de alimentação Armazém da Moda.
Muito boas essas histórias. Especialmente aquela que fala que o papa resolveu tomar o cafezinho de satanás...
ResponderExcluir