terça-feira, 12 de junho de 2012

Aos Apaixonados

Junho é o mês dos apaixonados, pelo menos até dia 12! Todos falam sobre romances, presentes, relacionamentos, amores, desamores, friozinho na barriga, coração acelerado, suspiros, enfim, não importa a rodinha de bate papo o assunto é o mesmo. Quem não tem, vai desejar um ou simplesmente irá aproveitar esse clima de romance para estar com os bons e melhores amigos. Existem várias formas de celebrar o amor e uma das mais românticas é estar bem juntinho da pessoa que gostamos e saborear aquele café quente, delicioso e de um sabor excepcional a um dia único, especial.
Mas antes de colocar a disposição “aqueles” cafés de dar água na boca, listamos as 5 melhores cafeterias das séries de Tv, sim você leu certinho, porque nada mais gostoso que assistir uma série com seu namorado, noivo, marido ou com toooodos os amigos naquela farra porque o importante é estar junto das pessoas que amamos. Então, vamos conhecer?!

5º lugar: Talon (Smallville), esteve presente em todas as temporadas da série, com momentos de discussão e descontração (lembra do episódio em que rola a noite do Karaokê?). O imóvel ficou em decadência e sofreu um incêndio e acabou se tornando parte dos negócios de Lex Luthor que junto com Lana reformaram e ela acabou virando a gerente da cafeteria.
4º lugar: Karen’s Café (One Tree Hill), é um empreendimento que deu certo, foi no terraço da matriz que momentos especiais aconteceram principalmente para Lucas Scott e Haley James (melhor amiga de Lucas e garçonete da cafeteria)  . Na oitava temporada ela reabre o Karen’s Café em sociedade com sua amiga Brooke e se torna uma mulher realizada, mostrando que os sonhos podem sim se realizarem.
3º lugar: Luke’s (Gilmore Girls), ahá uma das minhas séries preferidas. Stars Hollow é um lar de um bando de malucos, mas faz parte da graça da série. A população de lá adora um bom café, tá certo que o Luke’s não é bem uma cafeteria, e sim um “diner”, mas pela quantidade de café que Lorerai e Rory tomaram por lá não dá para desconsiderar, né?!
2º lugar: Café Jacques (Will & Grace), localizada no corredor de seu apartamento com apenas uma mesa e duas cadeiras, só mesmo o excêntrico Jack poderia fazer a cafeteria mais inusitada onde ele mesmo é o dono, gerente, garçonete, balconista e faxineiro do lugar.  Nem por isso, deixa de ser um sucesso.
1º lugar: Central Perks (Friends), eu simplesmente amo essa série e é claro que ela tinha que estar em primeiríssimo lugar. Quem nunca desejou estar no Central Perk, tomar um café sentado naquele sofá? A cafeteria mais charmosa de todas as séries ela apareceu praticamente em todos os episódios e foi cenário de muitas risadas, emoções, paqueras, romances (o primeiro beijo de Ross e Rachel). Enfim, essa cafeteria de uma maneira ou de outra marcou a vida das séries ;)
E agora pra ficarem “babando”, algumas fotinhos do nosso café pra vocês se deliciarem e fazerem uma surpresinha para quem vocês tanto amam. Até a próxima!!





quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de Maio - Dia Nacional do Café


Aproveitando a chuva e o tempinho frio aqui de Londrina, nada melhor que comemorar o dia Nacional do Café na prática, bebendo um bom café. Sente aquele cheirinho bem gostoso, hummm... irresistível não é mesmo? O café é de origem africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta que a gente já comentou dele aqui. Mas foi nas terras férteis de São Paulo que o café mostrou a sua potência econômica e em meados do século XIX o estado já estava entre os primeiros produtores do país. É claro que durante muito tempo o nosso cafezinho de todo dia ficou um pouquinho esquecido, mas de uns dez anos pra cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades, além da quantidade enorme de cafeterias que surgiram (inclusive a nossa, ahá). Em um blog que se dedica tanto a essa bebida, nada mais natural que prestar uma homenagem singela ao grão que tem até um dia especial.  Pra deixar vocês leitores com “água na boca” e uma imensa vontade de saborear um café, vai aí a nossa dica o famoso Café Latte com borda de Nutella ;) Venha experimentar na Pequena Londres Cafeteria!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Aventuras da Pequena Londres

Aos leitores do nosso blog peço desculpas pela falta de atualização, é que a nossa fábrica de idéias está a todo vapor. A Cafeteria está com novidades quentíssimas e que literalmente acabaram de sair do forno, ou melhor, da chapa ahá!
Tudo começou com uma brincadeira de organizar a festa de 60 anos para o meu pai e pesquisando cardápios tive a idéia de fazer mini hamburguers (uma versão pequena dos hamburguers que a gente costuma comer nessas grandes redes de “fast food”). O sucesso foi tanto que nos contrataram para mais 2 eventos e foi daí que surgiu a idéia de aprimorar a nossa parte gastronômica. O que era simplesmente uma brincadeira virou realidade e hoje estamos lançando nossa primeira opção de cardápio para encomendas. Separamos algumas fotos do que fizemos nesse último fim de semana e espero que vocês gostem.  Se as lombrigas ficaram reclamando, aproveitem para pedir ligando 3026-6073, essas delícias você encontra aqui na Pequena Londres Cafeteria. Estamos aguardando sua ligação. Até a próxima ;)











sábado, 21 de abril de 2012

Tipos de Café


Hoje vamos falar sobre os vários tipos de combinações de café. Suas variações podem mudar de uma cultura para a outra, mas sem dúvida é bastante apreciada em todas. É claro que o casamento eterno entre o café e o leite são os mais conhecidos no mundo inteiro, mas a lista resultante desta união pode ser longa e muito familiar. Vamos aprender sobre a diferença entre eles?? Bora lá..

- Café Com Leite: extrair um espresso com leite vaporizado.

- Cappuccino Italiano: extrair um espresso e polvilhar cacau em pó somente até cobrir toda a superfície do café. Vaporizar o leite e coloca-lo na xícara.
- Cappuccino Tradicional: colocar a medida de cappuccino solúvel e vaporizar junto com o leite. Ao final cobrir toda a superfície com a espuma que deve ser densa e cremosa, ou chantilly.
- Pingado: um copo americano de leite vaporizado e uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um “pingo” de café.
- Espresso Com Leite: extrair um espresso, vaporizar o leite e uma fina camada de espuma.
- Macchiato: geralmente é servido na mesma xícara de um espresso e consiste num espresso “manchado” com a espuma do leite. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a espuma do leite suaviza um pouco o sabor intenso do espresso.

- Café Com Chantilly: muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização do leite fresco, apenas pasteurizado, a maioria das cafeterias substitui por chantilly. Compreende por uma dose de espresso coberto com chantilly.

- Espresso: um espresso de 25 a 35 ml. Ele é mais encorpado, pois o contato com a água durante sua extração é rápido e por isso, seus óleos essenciais estão mais presentes.

- Espresso Carioca: apresenta 25 a 35 ml de espresso, mas é diluído em 20 ml de água quente.

- Espresso Duplo: duas dosagens de pó e extrair 100ml.

- Mocha: leite vaporizado, chocolate em calda e colocar um espresso em cima.


- Afogatto: uma bola de sorvete e extrair um espresso em cima.

Os nomes variam e a gente acaba se perdendo, mas saber um pouco desses tipo de café fazem com que o desejo de saborear um espresso com um toque diferente (mesmo que seja com leite) seja aguçado. Não deixe de conhecer a nossa Carta de Cafés, aproveite esse tempinho chuvoso em Londrina e venha experimentar as delícias que você só encontra aqui na Pequena Londres Cafeteria.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lendas do Café

Toda a história tem seus mistérios e suas lendas, a do café não seria diferente. Afinal, o café dá a energia para começar bem o dia, aquece as manhãs junto à família, anima os amigos reunidos no mundo todo, todos os dias. Não há evidências da real descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem. Vamos falar um pouquinho dessas lendas?!

Café Forte: dizem que o café foi criado pelo arcanjo Gabriel, que quis oferecer ao profeta Maomé uma bebida que o revigorasse. Parece que o efeito foi bom mesmo: Maomé bebeu o café e tornou-se capaz de derrubar quarenta cavaleiros e conquistar quarenta mulheres. A lenda só não diz quanto o profeta teve que beber para conseguir a tal façanha..rsrs

Café Santo: quando o café chegou à Itália, no século XVII, foi boicotado por alguns cristãos fanáticos, que achavam que o produto era uma "invenção de Satanás". Só que, quando o Papa experimentou, gostou tanto que resolveu abençoar o café para vencer Satanás e tornar o café a bebida cristã.

Café com Música: na Alemanha, o café era servido com música. O casamento das duas paixões alemãs é a "Cantata ao Café", composta por Johann Sebastian Bach para ser tocada nos estabelecimentos onde a bebida era servida as Kaffehaus.

Café Misterioso: os turcos conheciam bem o café e foram um dos povos a levá-lo à Europa. Ocuparam Viena, mas tiveram que abandonar a cidade quando chegaram às tropas libertadoras. Foi o maior alvoroço e, na pressa, deixaram várias sacas de um produto misterioso. O que seria? Um homem que já havia vivido no Oriente reconheceu ali o café e aproveitou para vendê-lo, com açúcar e chantilly. Este é o famoso Café Vienense.


Café Brasileiro: o café chegou ao Brasil no século XVIII, envolto em lendas e romance. A fruta, que já era plantada na Guiana Francesa, estava proibida aos portugueses. O sargento-mór Francisco de Melo Palheta foi designado para trazê-la e, conta-se, só teria conseguido porque a esposa do governador da Guiana, apaixonada por Palheta, o teria presenteado com sementes do "ouro negro". Não se pode ter certeza sobre a paixão da primeira-dama, mas seu papel foi fundamental no contrabando das sementes proibidas.

Café Brasileiro II: o café foi o produto que veio a substituir a exploração do ouro e da cana-de-açúcar na era pós-colonial, acompanhando assim o desenrolar da economia da época. Espalhou-se pela Região Sudeste, em que o clima era bastante propício, e por conta disto surgiram e se desenvolveram importantes cidades. Junto com o desenvolvimento, porém, trouxe o desmatamento. Nossa Mata Atlântica foi dizimada. A Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, é a maior floresta urbana do mundo, mas não sobraria muita coisa para contar a história se não fosse pelo processo de reflorestamento, que recuperou a mata devastada pelas plantações.

 E aí, gostaram?? Para experimentar essa “lenda” venha conferir a nossa Carta de Cafés e saborear o que há de mais gostoso nessas bebidas e reviver algumas histórias. Você encontra na Pequena Londres Cafeteria na praça de alimentação Armazém da Moda.






sábado, 14 de abril de 2012

Dia Internacional do Café!!!








Hoje dia 14 de Abril, o mundo inteiro comemora o Dia Internacional do Café.  O café que trouxe tantas riquezas e desenvolvimento para o nosso país, determinou grandes momentos da nossa história, ditou políticas, comportamentos e hoje faz parte da nossa cultura.  Quem nunca recebeu uma visita em casa e “correu” para fazer um café fresquinho?! Ou então, após o almoço pediu aquele café “passado na hora”?! Ele pode ser conhecido como pingado, média, carioca, curto, espresso, cappuccino, .. seja qual for o nome,  o sabor é  único e faz a bebida (ou a combinação dela) ser tão apreciada quanto consumida no nosso país. A história do café já contamos em um post anterior, mas “refrescando” a memória, no Brasil o café chegou em 1727 pelo sargento mor Francisco de Mello Palheta e hoje o país é o maior produtor e exportador . Nada mal para uma bebida tão apreciada né?! Venha comemorar saboreando um dos nossos cafés na Pequena Londres Cafeteria.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mês de Aniversário - Menta Café - LANÇAMENTO!!!!!


O nosso post de hoje é muito especial. Primeiro, porque o mês de Abril é aniversário da cafeteria e segundo porque temos o lançamento de um café super refrescante. Vamos falar um pouquinho de como surgiu à cafeteria Pequena Londres? O prazer de tomar um bom café sempre fez parte da nossa família e o que nós mais queríamos era colocar em prática tudo aquilo que a gente aprendeu e vivenciou com nossos avós e nossos pais. Não basta gostar de café você tem que aprecia-lo e o ambiente também faz toda a diferença. Foi pensando nisso que a Pequena Londres inaugurou há 2 anos,  na praça de alimentação externa do shopping Armazém da Moda sua Cafeteria. Um ambiente ao ar livre onde você pode ler um bom livro, talvez um jornal, assistir a tv, escutar uma musica e ao fundo ver as crianças no parquinho - um charme. Mas, pra quem gosta de um ambiente agitado e ver a mulherada fazendo compras há 1 ano temos a opção da Cafeteria dentro do shopping. E para os homens, amigos, maridos, namorados de plantão temos chopp também, mas isso é assunto para outra pauta. A logomarca como já postamos aqui, foi criada em homenagem a Londrina, toda sua história e cultura. Para brindar tantas comemorações, depois de algumas viagens e testes, lançamos o Menta Café!! Quem não gosta daquele chocolate com menta?? Eu acho uma das combinações de sabores mais felizes do mundo, juntando o café então, ficou simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O. Pra começar bem o dia de trabalho, bater um papo com os amigos, uma pausa para descansar e até mesmo renovar as idéias, taí uma sugestão saborosa para acompanhar momentos tão gostosos com aquele café irresistível. Afinal de contas, toda hora é hora de um café e não basta ser apenas um “cafezinho”.  Não deixe de conferir e saborear essa novidade da Pequena Londres Cafeteria.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cappuccino Italiano


Aqui no blog nós ja falamos sobre o Cappuccino Tradicional e do Cappuccino Gelado, hoje vamos falar de outra versão, o Cappuccino Italiano.

Na Itália, o Cappuccino é consumido geralmente no período da manhã, como parte do dejejum, mas isso não impede de encontrarmos alguns italianos consumindo a bebida em outros horários do dia ou logo após as refeições. Em suma, não existe regra, apenas o desejo de saborear um drink tão gostoso é o suficiente. No preparo do Cappuccino Italiano, é importante a qualidade de um café espresso bem extraído, porém o elemento que faz toda a diferença é a vaporização do leite, obtendo harmonia entre textura e temperatura. Quando o leite é vaporizado, cria-se uma microespuma, deixando-o aveludado, cremoso e brilhante. Quanto á temperatura há controvérsias, na Itália eles o fazem morno, mas em outros lugares (como aqui no Brasil) o leite tem que estar quente, tendo apenas o cuidado para não chegar a "queimar", e com isso perder todo o sabor.

Venha conferir, na  Pequena Londres Cafeteria, o Cappuccino Italiano e aproveitar a oportunidade de saborear uma deliciosa torta de frango catupiry. Combinação irresistível para quem deseja qualidade de produto  com ambiente e atendimento agradável. Vale a pena conferir!!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Espresso Macchiato


Depois de um loooooongo período sem postar no blog, estamos retornando a todo o vapor e com novidades fresquíssimas. Fique ligado nos próximos posts ;)

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o Espresso Macchiato, que está entre uma das mais populares bebidas à base de café. É um "café com leite" típico da Itália, basicamente consiste em um espresso com uma espuma de leite quente por cima. A palavra Macchiato, em italiano, significa manchado, que no caso se refere à "mancha de leite". Muitas vezes, um toque é o suficiente para que uma leve espuma se estabeleça em cima do nosso espresso, assinando uma bebida de estilo europeu clássico. Para os apreciadores do café espresso que desejam um sabor mais suave e não querem perder o forte aroma, o Espresso Macchiato é uma boa pedida.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um pouquinho de História


Quem é de Londrina, sabe que o café faz parte da sua história, pois o crescimento da cidade foi impulsionado pela cultura do café, se tornando a Capital Mundial do Café na década de 70. Ao unir a paixão pelo café, a admiração à cidade de Londrina e o reconhecimento da importância de sua história surgiu a Pequena Londres Cafeteria e nossa logo conta um pouco desta história fascinante. Como em uma brincadeira com os olhos de quem a lê, ela remete à pontos característicos da cidade, como um cartão postal estilizado com algumas construções importantes de sua história. A primeira parte é a estilização do antigo Terminal Rodoviário de Londrina, que até 1988 funcionou com suas sete plataformas, o projeto é do arquiteto João Batista Vilanova Artigas e é considerado um marco para a cidade, pois foi tombado como o primeiro prédio de arquitetura moderna do Estado do Paraná, hoje abriga o Museu de Arte de Londrina. Em seguida temos uma xícara, pois é nela que você pode apreciar os deliciosos cafés da Pequena Londres Cafeteria. O próximo desenho retrata a rodoviária atual, e o quinto terminal rodoviário da história da cidade. A Rodoviária de Londrina José Garcia Villar foi projetada pelo Arquiteto Oscar Niemayer e é considerada uma das mais funcionais e belas rodoviárias do Brasil, obtendo, em 2003 a premiação máxima de melhor rodoviária entre seus congêneres.   Para finalizar, como não poderia faltar, está a Catedral de nossa cidade, originalmente construída em madeira com base nos desenhos de Willie Davids, foi inaugurada em 1934. Depois de algumas reformas e novos projetos, em 1972 a Catedral foi reinaugurada da maneira como conhecemos hoje.

Sem nunca esquecer as nossas origens as cores escolhidas são simples (preto e vermelho) e ajuda a reforçar não apenas o conceito de Café, mas também a Terra Vermelha, outro símbolo do Norte Paranaense.

Essa é a história da nossa marca, que se mistura com a história de nossa cidade. Venha compartilhar sua história com a gente, será uma honra para a Pequena Londres Cafeteira.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Espresso e Palha Italiana



O nosso post de hoje vai falar de uma combinação que agradou todos os clientes da Pequena Londres Cafeteria, o Café Espresso e a Palha Italiana. O Espresso possui três partes principais que é o coração, corpo e espuma, a última é sua característica marcante de cor caramelo escuro que permanece sobre a superfície. Devido o processo de extração sob alta pressão, todos os sabores e substancias do café espresso estão concentrados. Existe uma grande discussão entre a grafia, mas vamos a diferença. O Expresso com X significa rápido enquanto Espresso com S significa sob pressão.  Normalmente surge uma dúvida quanto ao pequeno copo de água com gás servido juntamente com o café espresso. A água com gás deve ser consumida antes do espresso, de modo a tornar as papilas gustativas mais sensíveis, fazendo com que seja apreciado mais intensamente o sabor do café.  Para acompanhar um café tão delicioso junto com o ambiente super gostoso e agradável da cafeteria, trouxemos um doce irresistível que está fazendo sucesso com os clientes: Palha Italiana. A combinação de brigadeiro e bolacha é tão simples, mas tão gostosa que converte fãs instantaneamente.  Não existe uma origem ou alguma história específica deste doce, muito menos se foi criada na Itália, o que sabemos (e são especulações) é que esse doce provavelmente provem do Salame di Cioccolato (salame de chocolate) bem comum em toda a Itália, mas que pode ter surgido na Turquia. Enfim, é um doce irresistível que você também encontra na versão light  e vale a pena saborear aqui na Cafeteria Pequena Londres.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cappuccino Gelado

O verão sem dúvida nenhuma é a estação mais esperada e desejada do ano, bem como a mais quente. O calor aqui em Londrina tá chegando aos quarenta graus o que para muitos traz aquela deliciosa sensação de alegria e bem estar já para outros mal estar e a impressão que vai “derreter”. Em alguns lugares as chuvas de verão dão aquela ajudinha ou abafam de vez. Por outro lado às praias, shoppings ficam lotados e o consumo de bebidas refrescantes aumentam consideravelmente. Como em Londrina não tem praia (rsrs), a Pequena Londres Cafeteria tem uma dupla refrescante e infalível o “Café Gelado Pequena Londres” que vocês já conhecem de um post anterior e o “ Cappuccino Gelado”.  Mesmo causando estranheza em algumas pessoas o Cappuccino Gelado tem seus encantos. No meio da tarde com os amigos ou comecinho da noite com a família um drinque geladinho a base de café é uma ótima pedida.  Receita única, com o toque todo especial e a excelente qualidade (que você conhece) só encontra aqui. Não deixe de experimentar!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Café Do Vô



Esse post é muito especial, porque na Pequena Londres Cafeteria, o Café do Vô vai muito além de um Drink de Café. O Café do Vô é a nossa versão do Café Submarino, porém repleto de histórias, homenagens e sabores. Nós batizamos esta bebida com o nome Café do Vô por ter sido o primeiro e único café que o querido Vô Claudio tomou aqui na cafeteria, com sua partida, resolvemos fazer essa singela homenagem a um homem que em vida só nos deixou bons exemplos de moral, conduta, educação, enfim, uma pessoa que faz muita falta. Hoje aqui em Londrina está um dia chuvoso e fresquinho, nada melhor que um café com “aquele” toque de leite condensado e chocolate para deixar esse dia ainda mais gostoso. Vale a pena conferir!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mocha



O Café Moca (Mocha) recebeu esse nome devido a cidade de Mocha, na Costa do Mar Vermelho, no Iêmen, que foi um grande exportador de café. Mocha também é o nome dado a um tipo de grão de café com um sabor achocolatado, menor e mais redondo que a maioria dos outros tipos de grãos da espécie (coffee arabica). Na Europa, Café Mocha pode se referir tanto ao café com chocolate ou simplesmente ao café feito com grãos de mocha. O Mocha é uma variante do café com leite e normalmente é composto basicamente por espresso, leite e chocolate, é um drink de três cores e pode ser consumido quente ou gelado. Na Pequena Londres Cafeteria você se delicia com o Mocha e ainda desfruta de deliciosas tortas salgadas e bolos trufados. Venha conferir!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cappuccino



O Cappuccino é uma bebida originária da Itália, porém os brasileiros deram um toque especial adicionando chocolate em pó e canela. A receita do Cappuccino vem repleta de sabores, especiarias e histórias.  Diz a lenda que o cappuccino teria surgido durante uma tentativa turca de invadir Viena em 1683, foi mais ou menos assim, Marco D’Aviano era um frade capuchinho (ordem mendicante fundada a partir da dissidência dos franciscanos) e foi até a capital do Império dos Habsburgos para incitar a população a enfrentar os inimigos. Ele se revelou um grande estrategista militar, derrotando o exército e assim, fazendo com que eles recuassem deixando para trás dezenas de sacas de café. Os turcos já eram grandes apreciadores da bebida recolheram os grãos abandonados no campo de batalha e acabaram batizando a bebida de Cappuccino (em homenagem ao frade guerreiro). “ Cappuccio” deriva de capuz (pois é assim que os frades franciscanos são chamados devido ao capuz preso ao hábito e o nome da bebida deve- se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos. Nem horário, nem data, nem temperaturas elevadas impedem o brasileiro de tomar o saboroso cappuccino, com ou sem chantilly na companhia de amigos ou simplesmente de um bom livro.

Chocolate Quente


Histórica e teoricamente, o chocolate quente teve início com Cristovam Colombo, que descobriu o cacau para a Europa, quando em sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502 teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II. Teoricamente, porque há registros que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro e naquela época era considerado um alimento dos deuses.  Hernando Cortez em 1519 durante suas conquistas no México descobriu o cacau, mas os espanhóis não prezavam a bebida porque achavam fria, gordurosa e amarga, mas logo perceberam o valor da semente como referencial de moeda. Com o passar do tempo os espanhóis agregaram adoçante, passaram tomar o líquido quente e a elite europeia “caiu na graça” da bebida. Nos próximos 150 anos a novidade se espalhou por toda a Europa, França, Inglaterra, Alemanha, Itália até que finalmente chegou nos Estados Unidos. Em 1795 os ingleses começaram a usar uma maquina a vapor que deu início a fabricação de chocolate em maior escala. Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, da maquina de cacau, a do outro a torta, ou a massa de cacau. Essa última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescido de sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Somente a partir da segunda metade do século XIX algumas fábricas foram instaladas no Brasil. Em Porto Alegre, os irmãos imigrantes Franz e Max Neugebauer, juntamente  com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891, a qual é atualmente a mais antiga fabrica brasileira. No inverno ou verão o chocolate quente é apreciado por todos e aqui na Pequena Londres Cafeteria vem acrescentado de um toque especial que só quem experimenta conhece o sabor único e exclusivo. Não deixe de conferir.